sexta-feira, 4 de maio de 2012

RESUMO: “O Juiz de Paz da Roça”




O texto de Martins Pena, “O Juiz de Paz da Roça”, relata, de forma teatral, uma história hilária: Francisco Antonio, “nascido em Portugal, porém brasileiro”, procura o Juiz de Paz da província para denunciar seu vizinho, José da Silva, que estava de posse do filhote da égua pertencente a sua esposa, Rosa.
O caso tem início quando a égua, que havia sido entregue como dote de casamento à Rosa, tem um filhote do cavalo que era de propriedade de José da Silva, seu vizinho. Alegando que o pequeno animal nascera malhado como seu cavalo, José da Silva pede ao Juiz que lhe dê a posse do filhote. Francisco Antonio, marido de Rosa e, portanto, também proprietário da égua, defende que os filhos pertencem muito mais às mães e, assim sendo, o potro deve ficar de posse dele e de sua esposa, já que a égua os pertence.
Diante disso, o Juiz recusa o pedido de José da Silva, dando posse do animal ao casal. Mas o vizinho, indignado, contraria a decisão da justiça e diz que vai entrar com pedido de revisão do processo perante o Presidente. O Juiz, fazendo uso de sua autoridade, ameaça mandar prender o pobre homem, que acaba acatando a decisão judicial e resolve abrir mão do filhote entregando-o ao vizinho Francisco Antonio.
Em “Juiz de Paz da Roça”, Martins Pena retrata a desigualdade entre pobres e ricos mostrando, de forma satírica, a atuação da justiça em lugares de poucos recursos, como as regiões rurais, e denuncia o abuso de poder exercido por algumas autoridades sobre os mais humildes.
Por: Professora Tatiana Arakaki de Lima – Língua Portuguesa



Referência Bibliográfica:

MARTINS PENA, Luis Carlos. O Juiz de Paz da roça. Disponível em: Caderno do Aluno Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa. Ensino Médio 2ª série - Vol.1. Leitura e Análise de Texto. p.6-7.

6 comentários:

  1. Olha aí turminha...como eu disse, sempre que peço uma atividade aos alunos, tento produzir uma também. Dessa forma fica mais fácil na hora de explicar em sala de aula e de identificar o grau de dificuldade de cada atividade.
    Esse é um resumo, produzido por mim, daquele texto que lemos em sala de aula, lembram? Depois vou devolver todas as produções de vocês com comentários e dicas...

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por sua postagem
    agora sei que a égua era só um animal, pois o texto que eu tenho dava a impressão que a égua era uma criança

    ResponderExcluir
  3. Você pode dar um final diferente pra esse texto, preciso muito dá sua ajuda

    ResponderExcluir