ROMANTISMO NO BRASIL
*Forte
influência de França e Portugal;
* BRASIL
(1836) – publicação da obra Suspiros
Poéticos e saudade (Gonçalves de Magalhães) é considerada o
marco inicial do Romantismo no Brasil;
*Movimento
anticolonialista e antilusitano (rejeição à literatura produzida na época
colonial, devido ao apego dessa produção aos modelos culturais portugueses);
*Projeto
de construção de uma identidade nacional. Uma das características marcantes de
nosso Romantismo é o nacionalismo,
que busca explorar possibilidades como indianismo, regionalismo, pesquisa
histórica, folclórica e linguística, além das críticas aos problemas nacionais;
*Gonçalves
Dias e José de Alencar fizeram parte desse projeto de independência
artístico-cultural. Ambos dedicaram-se à criação do mito do bom selvagem
brasileiro, idealizando índios heroicos e adoráveis em meio à nossa bela
natureza.
AS
GERAÇÕES DO ROMANTISMO NO BRASIL
Basicamente
são três as gerações de escritores românticos e englobam, principalmente, os
autores da poesia. Os romancistas não pertencem a essa divisão, pois suas obras
podem apresentar traços de mais de uma geração. São elas:
·
Primeira Geração: indianista, nacionalista e religiosa.
*Índio como
herói;
*Saudosismo,
visão da natureza como paraíso e manifestação divina;
*Principal
representante: Gonçalves Dias (1823 – 1864)
- Obras: Primeiros Cantos e Os Timbiras
- Poemas: “O Leito de Folhas Verdes”, “I –
Juca-Pirama”, “Ainda uma vez – Adeus”.
·
Segunda Geração: Ultrarromântica ou “mal do século”.
*Egocentrismo
exacerbado, pessimismo, satanismo, individualismo e atração pela morte;
*Poesia
noturna e subjetiva;
*Excesso de
sentimentalismo, de imaginação, de erotismo, de autopiedade;
*Conhecida
também como geração byroniana
(influência do escritor inglês Lord Byron –século XIX, cujas obras eram
carregadas de pessimismo, melancolia e subjetivismo, uma das mais conhecidas é
Don Juan, que ficou inacabada devido sua morte iminente);
*Principal
representante: Álvares de Azevedo (1831 – 1852)
- Obras: Lira dos Vinte Anos e Noite na Taverna
- Poemas:
“Ideias Íntimas”, “Lembranças de Morrer”, “Se eu Morresse Amanhã”.
·
Terceira Geração: condoreira.
*Poesia de
cunho político e social (condoreira);
*Poesia
descritiva da natureza, poesia lírico-amorosa;
*Temas
condoreiros: abolição da escravatura, guerra do Paraguai, progresso urbano e
intelectual;
*Poemas
amorosos de madura sensualidade;
*Principal
representante: Castro Alves (1847 – 1871)
- Obras: Espumas Flutuantes e Os Escravos
- Poemas: “O
Navio Negreiro”, “Vozes da África”, “O Livro e a América”, “Adormecida”.
Outros escritores com produções
figurando em diferentes gêneros também fizeram parte do Romantismo brasileiro:
- Na lírica: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire, Castro Alves e Sousândrade;
- Na épica: Gonçalves Dias e Castro Alves;
- No romance: José de Alencar, Manuel Antonio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Franklin Távora;
- No conto: Álvares de Azevedo;
- No teatro: Martins Pena, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo.
*Nos concentraremos nos autores sublinhados.
Referência Bibliográfica:
CEREJA,
William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português linguagens. 7ªed. São Paulo:
Saraiva 2010. Vol.2.p.58-59.
SAVIOLI,Francisco
Platão; TEIXEIRA, Ivan Prado. Anglo: ensino médio: apostila caderno. São Paulo:
Anglo, 2001.p.102-103.
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